Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

LAUDO ERGONÔMICO DO TRABALHO/ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

O objetivo é levantar os riscos ergonômicos e relacionar aos problemas e disfunções ergonômicas dos postos de trabalho de acordo com grupos homogêneos de exposição (GHE) e elaborar um plano de ação ergonômico de acordo com a NR-17. Priorizar as futuras intervenções ergonômicas através de um cronograma de implantação de medidas de melhoria e acompanhar a implantação do trabalho. A ação ergonômica sugerida permitirá a adequação dos postos de trabalho, equipamentos e dispositivos, e da organização do trabalho, seus procedimentos e normas.


Metodologia aplicada:

  • Análise da dimensão técnica da empresa.
  • Consulta a documentos internos da empresa, como PPRA e PCMSO.
  • Registro fotográfico digital dos postos de trabalho e posturas assumidas.
  • Medições Antropométricas dos trabalhadores, através de trena, com certificado de calibração dentro da validade.
  • Observação direta da realização das tarefas, as posturas adotadas, ritmo de trabalho, entre outros.
  • Medições das condições ambientais: Iluminância (de acordo com a NBR 5413), ruído pontual, temperatura, através de equipamento multifuncional (Termo-Higro-Decibilimetro-Luxímetro Digital, e Termoanemômetro Digital), com certificado de calibração dentro da validade.
  • Análise da organização do trabalho.
  • Entrevista com a população trabalhadora e usuária das instalações, com aplicação de questionários de dor e desconforto, questionário social e Questionário Bipolar.
  • Aplicação de ferramentas ergonômicas internacionais: NR-17, NIOSH, OWAS, RULA, OSHA, OCRA, MOORE & GARG, REBA, EWA, OCRA, TOR-TOM, QEC, Cálculo de força, Suzzane Rodgers, checklists ergonômicos, com auxílio do software ERGOMETRIX, versão 1.0.
  • Análise dos dados levantados e elaboração do Laudo Ergonômico, com interpretação de resultados e recomendações.
  • Apresentação de estatísticas: Por sexo; Por idade; Por altura; Por peso; Por escolaridade; Diagrama Questionário Bipolar de Fadiga; Diagrama de Corlett;
  • Recomendações e priorização de ações ergonômicas corretivas.

 

CONSULTORIA E ASSESSORIA EM IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES ERGONÔMICAS

ergonomia1Avaliações de não-conformidade da Norma Regulamentadora n° 17, e orientações individuais do posto de trabalho em relação à postura, adaptando cada posto de acordo com a individualidade de cada funcionário, visando prevenção de posturas inadequadas ao longo do tempo e bem-estar durante a jornada de trabalho.

Nos relatórios são sugeridos mudanças e são apontados quesitos prioritários no que diz respeito à Ergonomia. Os ajustes do posto de trabalho são feitos imediatamente, por exemplo, ajuste da altura do assento, da distância do monitor, da organização da mesa de trabalho, orientação postural, etc. Os ajustes e mudanças que requeiram a compra de equipamentos, como suporte para lap top, apoio para punhos, por exemplo, são solicitados ao setor responsável e ajustados quando estiverem disponíveis ao funcionário. O trabalho é realizado no posto de trabalho de cada funcionário, com duração média 30 a 40 minutos por funcionário.

Constante elaboração e atualização do Laudo Ergonômico do Trabalho, para auxiliar e direcionar o trabalho de adaptação ergonômica, como implantação de programas preventivos e corretivos ligados à saúde do trabalhador. Assessoria para compra de equipamentos e acessórios ergonômicos e sua implantação junto ao trabalhador, ensinando-o a utilizar e ajustar o equipamento da melhor maneira.

 

Responsive ThemeForest Wordpress Theme Avada bigtheme.net/wordpress/themeforest/323-avada BIGtheme.net